sábado, 10 de maio de 2008

O RETRATO DA FELICIDADE



Estava eu, no Núcleo de Educação Física da UFMA esperando pra treinar natação, quando haviam três meninas brincando de elástico, o elástico estava todo velho e amarrado. Elas estavam lá, sem nenhuma preocupação, a vida acontecendo e elas alí. Na maior felicidade.
Eu lá, pra variar ouvindo meu no mp3, as músicas de Los Hermanos, e pensando que a competição estava chegando...e bastante preocupado com situações adversas em que pensava. Cheio de questionamentos na minha cabeça. Perguntas tipo, o que fazer? será que vale a pena abandonar algo? será que vou ter um bom futuro? como será da minha vida daqui a 10 anos? Estava bastante aflito. O tempo passava, e elas ainda continuavam lá. E sorridentes! Até que em um momento, o elástico quebrou...pessoas que estão lendo essa postagem, se vocês pensam que elas choraram ou se irritaram, que nada, só amarraram, deram um novo nó, e continuaram a brincar. Olhei aquilo e fiquei mais intrigado ainda, vocês devem está se perguntando, mas porquê?
Fiz uma súbita comparação com minha vida. Será que a cada vez que eu amarrar um problema ou uma dificuldade, minha vida iria ficar cheia de nós? Mas será que um dia a capacidade de superar essas dificuldades, eu não iria não mais suportar, igual o limite de amarrar a corda?
Elas transbordando de felicidades e eu lá!
Bateu um ar de solidão, e continuei a pensar...elas estavam felizes! Apenas felizes... se para elas a felicidades era só aquilo, pra mim, talvez aquilo que elas faziam seria uma fútil brincadeira de criança, mas percebi que não. A felicidades pode está em obras triunfantes, em títulos excepcionais, em grandes feitos...pra elas isso que acabo de relatar, são coisas fúteis desse mundo duro e egoísta. E percebi que para mim também eram!
A felicidade está em coisas simples, em feitos simples, em gestos simples. Um abraço em um amigo, uma brincadeira de criança, um beijo na pessoa amada, um bom dia a um gari...gente a expressão "bom dia a um gari" está aqui por que geralmente damos bom dia a um médico, e a um gari que cuida da limpeza pública da sua cidade e que diretamente contribui para a promoção da saúde pública, geralmente é esquecido...
A felicidade, ou o retrato da felicidade, está num sorriso, "num pular de corda", "numa brincadeira de criança."
E tirei a foto acima enquanto elas brincavam!!

3 comentários:

Gerusa disse...

è por essas e outras que eu sempre pulo amarelinha lá na minha sala...

Vicente, O de Queiroga disse...

É isso!
Continue observando o simples.
Deixamos nossas vidas tão complexas nesse cotidiano de "cão", que perdemos a felicidade.
E ela está ali... e sempre vai ficar esperando o primeiro a topar brincar de viver.

(e outra) o elastico rompido é o problema e o nó a solução. E a vida é cheia de nós, obstaculos que passamos, que deixam a vida marcada.

As fotos ficaram geniais. Parabens!

Abraço.

Fóssil disse...

Brincar sem preocupações é uma dádiva, como todas as coisas simples e insignificantes são. =]